O Sonho Brasileiro

Uma das coisas que eu mais me orgulho na vida, foi ter começado minha vida profissional na Box1824. Passar 5 anos em contato com pessoas absolutamente criativas e competentes foi a melhor escola que eu pude ter. Mudou a minha vida pra sempre e fico muito grata por ter passado por essa experiência. E hoje, me orgulho mais ainda ao ver eles lançando um projeto tão lindo quanto O Sonho Brasileiro. Eles entrevistaram 2.900 pessoas de 18 a 24 das classes A, B, C, D e E em 23 estados para saber qual o sonho do jovem brasileiro para o seu país. O resultado da pesquisa será apresentado ainda esse mês.

E ontem, houve uma apresentação na PUC-SP Campus Perdizes sobre a qual o Luiz Algarra escreve:

Despertando para um sonho brasileiro

Outro dia estive no Tucarena e entrei em um transe apreciativo, um sonho induzido por um recorte da nossa realidade. A Box1824 apresentou uma pesquisa sobre o Sonho Brasileiro dos jovens e, combinando fatos, depoimentos, música, emoção e visão de futuro, me arremessou em um fluxo hipnótico positivo, uma epifania brasileira no sentido mais amoroso da palavra.

Não acredito que nenhuma pesquisa represente a realidade porque não acredito que a realidade exista em si mesmo. Desconfio de estatísticas e tabulações de opiniões pois sempre há um viés de controle e interesse por conta de quem encomendou a pesquisa. Mas neste caso me surpreendi vendo a turma da Box1824 ir muito além da simples ferramenta de pesquisa de mercado, o que eu vi ali foi uma imersão de storytelling, uma onda de relatos de vida com força e profundidade arrebatadoras.

Box1824, empresa de pesquisa de mercado e tendências de comportamento de consumo que investiu boa parte de seu próprio faturamento anual em um projeto que fizesse sentido não apenas para a empresa mas para toda sociedade brasileira, assim nasceu o Sonho Brasileiro. Tomei contato com este projeto Sonho Brasileiro na apresentação do João Paulo Cavalcanti do TEDx São Paulo em 2010, lá ele desenhou uma cenário de investigação quantitativa e qualitativa da população de jovens do Brasil na faixa de 18 a 24 anos, buscando entender um pouco mais qual país está sendo sonhado por esta turma! João e a equipe da Box1824 se lançaram de corpo e alma no projeto e, com recursos próprios, construíram não só uma resposta para esta pergunta, mas toda uma visão de futuro que me pareceu um norte bastante interessante para este povo-nação. Entrevistaram quase dois mil jovens brasileiros em cento e setenta e três cidades de vinte e três estados do Brasil, e conversaram diretamente com mil e duzentos!

Através dos números, na estampa dos gráficos. pude ouvir as vozes de jovens brasileiros que sonham um futuro mais humano, colaborativo e próspero, e que estão fazendo alguma coisa, dando pelo menos alguns passos em direção a isto. E as vozes surgiam no telão com histórias de vida de todo o Brasil,e de repente saltavam da plateia com a moçada que veio especialmente para o encontro, emocionados em contar no palco um pouco do cotidiano de seus projetos. Isto porque a pesquisa não trouxe apenas a fotografia de uma tendência, ela faz emergir também toda uma rede de jovens realizadores, protagonistas e ativistas do bem-viver humano, pacífico e abundante.

Durante o encontro que durou não mais de duas horas foi possível se dar conta da mudança do meu próprio olhar. A análise da pesquisa revelou de certo modo o que eu já sabia, mas ainda não havia visto com tantas cores e alta definição: os jovens brasileiros ousam romper os limites do egoísmo e estão passando a incluir o interesse de outros em suas ações e decisões.

Se estamos mesmo criando condições para que um habitar humano mais digno, válido e honesto venha a aflorar; se estamos propiciando cenários para que esta geração comece a resgatar um viver pautado pelo respeito mútuo dentro das diversidades; se estamos conseguindo manter um contexto de aceitação da cidadania, cultura e crenças de quase vinte cinco milhões de jovens, se for assim, então nosso Brasil-povo-nação está no caminho certo, e isto é bem mais que um sonho!

Resumindo a Box1824 foi muito hábil e competente em propor uma organização de dados, informações e cenários que fazem emergir uma visão positiva de um novo Brasil em nosso olhar, não como uma imagem de futuro, mas como uma narrativa que está acontecendo agora mesmo e da qual fazemos parte.

Em breve neste site serão compartilhados no detalhe todas as informações da pesquisa e deste projeto. Fique ligado e se preparem para, conscientemente, acordar para este sonho.

Ah, e outro vídeo bacana feito pela Box e que talvez vocês já tenham visto é esse aqui: We All Want To Be Young.

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s