Passeio pelo 4º Distrito de Porto Alegre

Hoje, pela primeira vez, fiz um dos passeios promovidos pela prefeitura chamado Viva o Centro a Pé. Fiz só uma parte, na verdade, porque quando mandei o e-mail para me inscrever, já estava lotado! 150 inscritos. Me encontrei direto com o pessoal no antigo moinho riograndense que está atualmente desativado. O moinho foi fundado em 1916 e fica na Rua Voluntários da Pátria esquina com a Rua Moura Azevedo.

Abaixo, algumas fotos do interior do moinho que vocês podem ver que está bem abandonado mesmo.

Das janelas do moinho é possível ver o rio guaíba e a Ilha do Pavão.

Depois do moinho, fomos caminhando até a Fiateci, antiga fábrica de tecidos. Semana que vem a Casa Cor será nesse local. Incrível a área verde que tem na frente. Quem estava guiando o passeio era a minha professora na PUCRS, Leila Mattar, que contou que os funcionários descansavam nesse espaço e até uns carneirinhos ficavam por ali!

A construtora Rossi está construindo 3 torres residenciais e uma comercial na parte de trás da antiga fábrica. Tirei foto da maquete:

E o passeio terminou na vila dos operários construída pela Fiateci. Hoje, as casinhas de porta e janela estão para locação comercial e há um prédio com apartamentos em venda atrás.

Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário