Viva o centro a pé – 4º distrito de Porto Alegre

Já me inscrevi para esse passeio! Imperdível🙂

Caracterizado pela concentração das primeiras instalações fabris da cidade, o 4º Distrito é destaque da próxima Caminhada Orientada Viva o Centro a Pé. O passeio do dia 28, sábado, revelará a beleza e a arquitetura dos bairros Floresta, São Geraldo e Navegantes, próximos ao Centro Histórico.

A região do 4º Distrito surgiu em 1891 com a instalação da Companhia Fiação e Tecidos Porto Alegrense – Fiateci. A partir daí iniciou-se o arruamento da área entre a Voluntários da Pátria, na época Caminho Novo, e a Avenida Bahia, originando as avenidas Farrapos e Pernambuco, entre outras. Com o surgimento da fábrica, delineava-se um bairro, com a atração de funcionários e suas famílias, que lá construíram suas casas e formaram um centro habitacional. As moradias eram conhecidas como “casas em fita”, uma sequência de residências de porta e janela.

O roteiro, com saída às 10h, e duração de duas horas, inclui visita ao antigo Moinho Rio-grandense, fundado em 1916 e recentemente desativado. Seu prédio é considerado uma das construções mais importantes de arquitetura fabril. A saída será do totem do Caminho dos Antiquários, na Demétrio Ribeiro em frente à Praça Daltro Filho, no encontro das ruas Coronel Genuíno e Marechal Floriano.

Na Avenida Presidente Roosevelt, antiga Rua Eduardo, serão visitadas exemplares de escolas e igrejas, além do antigo centro comercial do bairro. Um ônibus levará os participantes. Também serão visitados o Moinho Chaves, a Fiateci e a vila operária da Fiateci.

A arquiteta e mestre em história do Brasil,  Leila Nesralla Mattar, guiará a caminhada e falará sobre a arquitetura e história local. Atualmente Leila é docente na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e da Faculdade de Engenharia da PUCRS.

Inscrições – devem ser feitas pelo e-mail vivaocentroape@gmail.com. Para participar, basta doar um quilo de feijão, arroz ou óleo de cozinha. Outra opção é a doação de ração para cães e gatos, que será destinada aos animais, por meio do Programa de Bem-estar Animal da Prefeitura. As doações podem ser feitas nas caixas para o recolhimento no ponto de saída das caminhadas. Mais informações pelo telefone 3333-1873.

As caminhadas do Viva o Centro a Pé são orientadas por professores universitários, estudiosos em história, arquitetura e artes que narram a história de edificações e espaços públicos do Centro da cidade e de diversos outros bairros históricos. São realizadas duas vezes por mês e já contabilizam mais de mil participantes.

A realização é do Gabinete da Primeira Dama, Secretaria do Planejamento Municipal (SPM), da Cultura (SMC), Turismo (SMTUR) e Programa Viva o Centro, com apoio da Carris. Para maiores informações visite o nosso site:www.portoalegre.rs.gov.br/vivaocentro

Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s