Curitiba – Dias 5 e 6

E no último dia de CICI2011, na sexta-feira, acabei ficando boa parte do tempo em um Open Space com o Diego Gazola, um dos organizadores da Virada Sustentável de SP.

Pra fechar esse ciclo sobre o evento, vou dizer pra vocês o que mais ficou na minha cabeça:

  • REDES: essa foi a palavra que eu mais ouvi por lá. No fim das contas, tudo acontece em rede. Sejam as nossas relações, sejam os processos biológicos, ambientais, sociais, enfim, qualquer coisa. Tudo está interligado e uma coisa afeta a outra. Ou seja, se a gente se unir, se cada um fizer a sua parte, podemos juntos fazer a diferença. Parece papo de bicho grilo, mas, a verdade é simples assim.
  • MOBILIZAÇÃO: vi muitos projetos que incitam a mobilização do cidadão pra mudar as situações que o desagrada. O ativismo está em alta de novo!
  • SONHO: as pessoas e, consequentemente, as cidades precisam acreditar no seu sonho. E claro, fazer alguma coisa pra concretizá-lo. Mas o mais importante é não desistir dele. Jaime Lerner, que abriu a conferência, disse: “Uma cidade sem sonhos, não pode ser inovadora”.
  • COLABORAÇÃO: tem a ver com redes e mobilização. Estamos numa era colaborativa e a internet é a melhor ferramenta que poderíamos ter. O lance é conseguir utilizá-la com sabedoria.
  • DIVERSIDADE: quanto mais diversidade uma cidade tiver, mais rica ela será em todos os sentidos. Não adianta separar as pessoas em guetos, em bairros isolados. A mistura é que torna tudo mais interessante e inovador.
Amei muito ter participado e espero que a partir desse evento, muita gente se pilhe pra tomar uma atitude e fazer da sua cidade um lugar melhor pra morar!
No sábado, fiz um city tour nas jardineiras de Curitiba, aqueles ônibus de dois andares e que em cima é aberto. Muito divertido e recomendo! Abaixo, algumas fotos tiradas nesse dia:

Universidade do Paraná

Exposição Luz Escrita no Paço da Liberdade

Jardim Botânico

Museu Oscar Niemeyer

Ópera de Arame

Setor Histórico – Largo da Ordem

Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s