5º Congresso da Cidade

Começou ontem, aqui em Porto Alegre, o 5º Congresso da Cidade que vai até novembro desse ano. O objetivo é debater os problemas de Porto Alegre visando seu planejamento futuro. O congresso não ocorria desde 2003 e com a função da copa do mundo em 2014, ele ressurgiu das trevas.

O pessoal da Unisinos criou uma plataforma virtual onde os cidadãos podem “criar causas” que serão ou não apoiadas por outros cidadãos. No site portoalegre.cc há um mapa onde o usuário aponta os problemas e/ou sugere soluções. A ideia é ajudar o poder público a identificar o que pode ser melhorado na cidade.

Eu achei muito boa a ideia, até já conhecia um site semelhante em São Paulo e tinha curtido a proposta. Só que às vezes eu fico um tanto cética em relação a essas ferramentas. Me parece que as pessoas se empolgam, vão lá e criam várias causas, só que com o tempo vão vendo que nada muda na cidade… e abandonam o site. Eu realmente espero que o poder público faça alguma coisa a respeito porque Porto Alegre está ficando bem complicada de morar.

Esse ano, 4 grandes universidades firmaram parceria com o congresso. Com a utilização de uma metodologia de planejamento territorial chamada Bússola do Desenvolvimento Local, cada eixo será coordenado por uma universidade:

1) Desenvolvimento Humano – UNISINOS
2) Desenvolvimento Urbano e Ambiental – PUCRS
3) Desenvolvimento Cidadão – UFRGS
4) Desenvolvimento Econômico – ULBRA

Serão realizados encontros mensais, trimestrais e ainda dois seminários ao longo do ano (um no primeiro semestre e outro no segundo)  para discutir as questões relativas a cada área de desenvolvimento.

Fiquei muito feliz em saber que a faculdade que eu estudo, a FAU-PUCRS, está envolvida justamente na questão urbana e ambiental. O diretor da faculdade de arquitetura, Paulo Horn Regal, representou a PUC no evento de abertura do congresso no auditório do Ministério Público Estadual.

Gostaria que a FAU divulgasse mais esse tipo de notícia. Algo tão importante não somente para a faculdade, mas, principalmente, para a cidade como um todo, deveria receber mais atenção.

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s