A Arquitetura na moda

Do dia 28/01 a 02/02, aconteceu o evento São Paulo Fashion Week, apresentando as coleções de Outono/Inverno 2011. Me chamou atenção que 3 marcas usaram a Arquitetura como referência principal. Na verdade, uma delas não é bem arquitetura, é arte, porém, relacionada à geometria.

Maria Bonita

A estilista Danielle Jensen se inspirou em Brasília e naqueles que ajudaram a construí-la, os candangos. Tons de terra, de azul,  branco e variações do cinza fizeram parte da coleção. Pedaços de azulejo de resina triangulares remetem à obra de Athos Bulcão. Adorei as clutchs (bolsas de mão) de metal inspiradas nas marmitas dos trabalhadores. A trilha do desfile foi Construção, de Chico Buarque. Por coincidência, eu estava lendo uma tese de mestrado sobre a programação visual de Brasília e achei uma citação do Lúcio Costa sobre a cor do uniforme dos motoristas de ônibus (até nisso ele pensou) e dizia: “O uniforme deverá ser cinza escuro, camisa de verão também cinza, paletó ou dolma no inverno; deverá usar braçadeiras com as cores das respectivas linhas. O quepe deve ser obrigatório.”

Ronaldo Fraga

No desfile de Ronaldo Fraga, novamente Athos Bulcão aparece, mas agora, como estrela principal. Ele é o grande homenageado da coleção de Outuno/Inverno 2011.

Cori

Já a grife Cori foi buscar a inspiração em Frank Lloyd Wright. Segundo a estilista Giselle Nasser, ““a inspiração veio do trabalho do arquiteto Frank Lloyd Wright. Partimos de conceitos como a arquitetura e a construção, mas sempre respeitando a natureza do feminino.”

Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , . Guardar link permanente.

Uma resposta para A Arquitetura na moda

  1. Guadalupe disse:

    Oi Aline!!

    Ai que luxo estas inspirações do SPFW né?
    Adorei as inspirações nas obras de Athos Bulcão e do Frank Loyd…achei o máximo mesmo!
    Bem feminino, achei interessante a busca dos estilistas em inspirações verdadeiras…e não em explicações esquisitas que antigamente viamos…

    Sobre o teu post…consegui ver so agora…estou em Buenos Aires…e enfim, fiquei tão imersa na cidade que esqueci de tudo…me apaixonei! Bem que você falou mesmo…

    Enfim, a Bahia é muito gostasa né? Ainda não fui em Itacaré ao vivo e a cores, mas esperi ir logo, meus conhecimentos são de revista mesmo…mas isso que vc falou é super verdade…eles mesclam o refinado com o simples com uma facilidade e habilidade muito impressionantes! eu adoro!

    Tu tá fazendo a expressão e representação I? vamos ser colegas entãoo! acho que a cadeira vai ser bem interessante mesmo!

    Beijoss!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s