More Mimesis in Architecture

Graças a Deus terminaram as aulas e eu posso voltar à programação normal. Agora tenho tempo de ler o que eu bem entender!

Então a dica de hoje é um texto que eu achei, chamado More Mimesis in Architecture de Agnieszka Mlicka. Pelo que eu entendi é um simples trabalho feito pra Ruskin School.  Comecei a ler, a coisa fluiu e anotei algumas coisas que achei interessante. Como por exemplo:

A cidade é uma paisagem mental de significados assim como uma paisagem invisível que molda nosso comportamento.

5 recursos visuais importantes ao apreciar uma cidade:
1 – Quantidade de vegetação, água, montanhas, etc
2 – Preservação
3 – Abertura (no original é openness, não sei se abertura seria a melhor tradução)
4 – Ordem
5 – Significado histórico

Quanto mais fácil lermos uma cidade e encontrarmos nosso caminho nela, mais gostaremos dela.

A harmonia não está num fórmula estética, mas numa orgânica, ininterrupta função fluída. (essa frase é do Moholy-Nagy)

E a parte que eu mais gostei:

A forma é representativa do intelecto, assim como a cor é representativa das emoções. Portanto, a mente humana é dividida em intelecto e emoções, e a arte – fluindo através da mimese da natureza – é dividida em forma e cor. Na minha opinião, a arquitetura que conhecemos no Ocidente, está na sua maioria representando o intelecto e esquecendo toda a parte emocional. Se nossa mente consiste de ambos os aspectos, a arquitetura sendo um reflexo da natureza deve se consistir também de ambos, igualmente aplicados. A perfeição fria dos edifícios modernos deve ser trabalhada para lhes dar esse toque espiritual que lhes falta. Deveria ter as cores de uma floresta iluminada pelo sol fresco da primavera ou do brilho do mar ao pôr-do-sol.


Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

