Louise Bourgeois

Ontem faleceu a artista plástica Louise Bourgeois, aos 98 anos, responsável pela obra “Aranha” que está no MAM de São Paulo. Entre 1945 e 1947, ela fez uma série de obras entitulada Femme Maison. Segue texto extraído do site do Guggenheim (tradução do Google Tradutor):

“As duas marcas mais consistentes da linguagem visual de Bourgeois – o corpo humano e a arquitetura doméstica – foram estabelecidas na série de pinturas que criou entre 1945 e 1947 sobre o tema da Femme Maison. Traduzido literalmente como “Mulher Casa” estas imagens retratam as cabeças e os torsos femininos classificados em estruturas arquitetônicas, as partes inferiores do corpo deixadas nuas e vulneráveis. Com base na sua própria luta para manter o equilíbrio entre os papéis de esposa, mãe de três filhos e  artista, Bourgeois retratou as responsabilidades e constrições da esfera doméstica como dolorosamente indissociável da identidade feminina. Tanto guardiã como prisioneira de sua casa, a Femme Maison cria e sustenta o próprio objeto que a engloba e, talvez, a devora. A colisão das formas incongruentes nestas imagens e sua atmosfera alucinatória indicam a influência do surrealismo nos primeiros trabalhos de Bourgeois, recordando em particular as espontaneamente criadas justaposições de imagens no “cadáver requintado (cadavre exquis)” inventado pelo movimento, em que cada jogador acrescenta uma parte a um desenho que é dobrado e, em seguida, escondido até que todas as partes estejam completas.”

Encontrei essa artista, Elizabeth Cayne que fez uma leitura atualizada da obra de Bourgeois chamada “Femme Maison dirige Homme Auto para executar uma missão”. Veja o vídeo:

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s