Palestrantes do CHIS 2010 – 1º dia

Semana que vem começa o Congresso Internacional de Sustentabilidade e Habitação de Interesse Social. Como eu não conheço nenhum dos palestrantes, resolvi fazer uma pesquisa bem breve sobre eles. Abaixo segue o que eu consegui a respeito dos palestrantes do primeiro dia (farei mais posts quando conseguir pesquisar sobre os outros).

John Motloch

Professor de Paisagismo na Ball State University (essa Universidade fica na cidade de Muncie, no estado de Indiana, EUA). Ele escreveu o livro Introduction to Landscape Design, 2nd Edition  (à venda na Amazon). O livro apresenta o paisagismo como uma sinergia de arte e ciência, trata da interação entre edificações e locais, fornece insights sobre as relações entre pessoas e o ambiente e dá ênfase especial na nossa crescente compreensão das inter-relações entre a paisagem e as decisões feitas pelo homem.

Miguel Aloysio Sattler

Miguel Aloysio Sattler possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1974) e em Agronomia, pela mesma universidade em 1978. Obteve o seu doutorado pela University of Sheffield (1987) e pós-doutorado pela University of Liverpool, ambos em Ciências Ambientais Ligadas à Edificação. Trabalhou por mais de 15 anos na Fundação de Ciência e Tecnologia – CIENTEC e há mais de 20 anos atua junto ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, da UFRGS, onde atualmente é Professor Associado. Possui experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Edificações e Comunidades Sustentáveis, atuando nos seguintes temas: Sustentabilidade, Construções Sustentáveis, Engenharia Urbana Sustentável, Conforto Ambiental e Habitação Popular, atuando conjuntamente em pesquisa, ensino e extensão. Publicou 14 artigos em periódicos especializados e 174 trabalhos em anais de eventos. Possui 5 capítulos de livros e 10 livros publicados. Nesse link há um texto dele sobre moradia e sustentabilidade sócio-ambiental.

Peter Kellett

É palestrante sênior na Faculdade de Arquitetura, Planejamento e Paisagem da Universidade de Newcastle upon Tyne. Ele é um arquiteto qualificado com um mestrado em Antropologia Social e trabalhou e pesquisou na América Latina por muitos anos. Sua Ph.D. é um estudo etnográfico dos processos de habitação informal no norte da Colômbia, e sua investigação continua a centrar-se em grande parte, à habitação, particularmente no entendimento de como as famílias desfavorecidas criam, usam e valorizam ambientes habitacionais em cidades do mundo em desenvolvimento. Ministrou aulas e é amplamente citado, além de seu trabalho na América Latina,  já trabalhou em grandes projetos de investigação comparativa na Ásia e África, bem como no Reino Unido. Escreveu em 2009 (juntamente com outro palestrante, Felipe Hernandez) o livro Rethinking the Informal City: Critical Perspectives from Latin America (Remapping Cultural History) também à venda na Amazon.

Alexander Eichenlaub

Professor do Departamento de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo, da Universidade de Kassel (Alemanha). Trabalha diversos assuntos tais como edificações atuais, preservação histórica, design, teoria, história, artes plásticas, cidade, sociedade e diálogo internacional. (Não achei muita coisa sobre ele, então, isso que eu consegui traduzi no Google Translator).

******* UPDATE  *******

No site do congresso, o arquiteto Alexander Eichenlaub foi substituído por Giorgio Garau e Giuliana Mazzi.

Giorgio Garau
Diretor do Departamento de Arquitetura, Planejamento e Pesquisa da Universidade de Pádua, Itália.

Giuliana Mazzi
Professora de História da Arquitetura da da Universidade de Pádua. É membro correspondente da Academia de Ciências e Letras da Agricultura, em Verona. Mais info aqui.

Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s