Livros

No meu aniversário do ano passado, eu tomei uma decisão importante… que a partir daquele ano, eu queria que meus amigos me dessem livros de presente. E foi a melhor decisão que eu tomei na vida hehe Ganhei coisas maravilhosas! E esse ano não será diferente porque eu já fiz minha lista no site da Livraria Cultura. Tem 4 livros relacionados à Arquitetura:

1) THE SELBY IS IN YOUR PLACE

Esse é o que eu mais quero! Na verdade, é bem sobre decoração de interiores. Não é um dos meus assuntos preferidos, mas, o que eu adoro é que o fotógrafo Todd Selby vai nas casas de artistas, músicos, designers, estilistas, etc e registra a maneira criativa com a qual decoram seus ambientes. No site, que originou o livro, ainda tem um questionário super divertido que ele faz com os moradores.

2) UNPACKING MY LIBRARY


Esse livro mostra fotos de estantes de livros de 12 arquitetos famosos, dando uma bela noção de seus gostos pessoais. Cada arquiteto ainda citou 10 livros influentes em suas vidas, sejam eles sobre história e teoria arquitetônica e até ficção e não-ficção. Os arquitetos são: Stan Allen, Henry Cobb, Liz Diller & Ric Scofidio, Peter Eisenman, Michael Graves, Steven Holl, Toshiko Mori, Michael Sorkin, Bernard Tschumi, Todd Williams & Billie Tsien.

3) TADAO ANDO – MUSEUMS

Editado pelo também arquiteto Luca Molinari, o livro apresenta mais de 20 projetos de Ando para museus e espaços expositivos. O que eu mais gosto no trabalho do Tadao Ando, é que ele faz tudo parecer uma caixinha de surpresas!

4) A ARQUITETURA DA FELICIDADE

Como eu ainda não li o livro, vou deixar aqui a sinopse que está no site da Livraria Cultura:

De Botton acredita que o ambiente afeta as pessoas de tal modo que não seria exagero dizer que a arquitetura é capaz de estragar ou melhorar a vida afetiva ou profissional de alguém. Uma de suas teses é a de que o que buscamos numa obra de arquitetura não está tão longe do que procuramos num amigo. Ao construir uma casa ou decorar um cômodo, as pessoas querem mostrar quem são, lembrar de si próprias e ter sempre em mente como elas poderiam idealmente ser. O lar, portanto, não é um refúgio apenas físico, mas também psicológico, o guardião da identidade de seus habitantes. Seguindo esse raciocínio, o autor conclui nesta obra que quando alguém acha bonita determinada construção, é porque a arquitetura reflete os valores de quem a elogia. Pode até mesmo expor as idéias de um governo. Cada obra de arquitetura expõe uma visão de felicidade.

Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Livros

  1. Priscila (Inquietos) disse:

    Adoro Alain de Botton… leio ele desde 2000 eu acho.
    Mas esse livro eu ainda não li. Depois me conta se gostou.

Deixe uma resposta

