Dupla de japoneses ganha Prêmio Pritzker, o Nobel da arquitetura

Dica quentíssima da minha amiga Giovana Job!

da Folha Online

Os arquitetos japoneses Kazuyo Sejima, 54, e Ryue Nishizawa, 44 –famosos por projetar espaços marcados pela leveza e transparência– ganharam o Prêmio Pritzker de 2010, anunciou o júri neste domingo.

Sejima e Nishizawa se unem, assim, a Frank Gehry, Rem Koolhaas e Renzo Piano ao receberem o principal prêmio na área, em reconhecimento aos museus de arte, prédios de universidades e lojas de alta costura que projetaram no Japão, nos Estados Unidos e na Europa.

“Queremos fazer uma arquitetura que as pessoas gostem de usar. De alguma forma, o júri apreciou nosso modo de fazer arquitetura”, afirmou Sejima, após saber do resultado.

O júri do Pritzker –formado por arquitetos, acadêmicos, escritores e designers– parabenizou a dupla por projetar estruturas que deixam o fundo à mostra, levando à formação de panos de fundo inusitados às atividades que ocorrem no espaço.

“Eles exploram como poucos as propriedades fenomenais do espaço continuado, da luminosidade, da transparência e da materialidade. Eles buscam as qualidades essenciais da arquitetura de forma bastante direta, econômica e comedida”, disse o júri.

Entre os projetos da dupla mencionados pelo júri estão o prédio da Christian Dior em Tóquio e o Pavilhão de Vidro do Museu de Arte de Toledo (EUA).

A cerimônia de entrega do Pritzker ocorrerá em maio na ilha Ellis, em Nova York. Na premiação, Sejima e Nishizawa receberão US$ 100 mil e um par de medalhas de bronze.

Fonte.

Alguns projetos da dupla:


The New Museum em NY.


Zollverein School of Design em Essen, na Alemanha.


Museum of Contemporary Art of the XXI Century em Ishikawa, Japão.


Loja da Dior em Tóquio.


Centro Cívico de Onisha, Japão.

Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s